Você sabia que o lixo do aterro sanitário é capaz de produzir energia limpa? Isso é possível e em Manaus já acontece. O local consegue tal feito a partir da captação do biogás. O potencial elétrico estimado é de 10 megawatts, capaz de atender até 20 mil pessoas.
Para conseguir realizar o processo é necessário um gerador que torna autossuficiente toda a operação do complexo. Como explica o gerente do Aterro Sanitário de Manaus, Fábio Barroso.
De acordo com o gerente, o potencial de energia da usina de biogás do Aterro Sanitário seria suficiente para abastecer grande parte da estrutura predial do poder municipal. Além da produção de energia, a captação de biogás instalada no Aterro Sanitário de Manaus realiza a quebra das partículas do gás metano CH-4. Este 21 vezes mais impactante no efeito estufa que o dióxido de carbono (CO²), obtendo, com isso, mais créditos de carbono para a prefeitura.
A geração de créditos de carbono é uma das “moedas universais”, instituídas pelo Protocolo de Kyoto (assinado em 1997), que estabeleceu ao mundo metas de redução de emissão de gases na atmosfera.
Rádio Rio Mar
Foto: