A nota conjunta apresentada pela secretaria de saúde do Amazonas e a fundação de vigilância em Saúde do Estado mostrou que a média móvel diária de casos da covid-19 teve uma redução de 92% na capital e no interior.
Os dados analisados são referentes ao período de 17 de fevereiro até 17 de abril. De acordo com o documento, houve ainda uma queda acima de 90% no registro de novos casos mesmo após a desobrigatoriedade do uso de máscaras.
Apesar da redução, os órgãos de saúde destacam que seguem monitorando a situação, conforme explicou o secretário de saúde do Amazonas, Anoar Samad.
“Todos os nossos dados demonstram que esta desobrigação do uso de máscaras, tanto em ambientes abertos quanto fechados, não teve impacto nenhum nos índices de Covid-19 no nosso Estado. Seguimos atentos e monitorando este grande inimigo chamado novo coronavírus”, disse.
Ainda segundo a análise divulgada, houve também diminuição na média móvel diária de três óbitos em fevereiro deste ano, para cerca de um óbito em abril de 2022. O total de óbitos pela doença em relação à desobrigatoriedade do uso de máscara também reduziu, em 50%, segundo a nota.
A diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim, aproveitou para reforçar, mais uma vez, que é essencial ampliar a imunização no estado, para que a tendência de redução se mantenha.
“Vivemos um cenário com tendência de redução no número de casos e de óbitos por Covid-19 no Amazonas. Os esforços devem ser intensificados para a continuidade e ampliação da vacinação contra Covid-19 com o objetivo de reduzir ainda mais a circulação do novo coronavírus no Amazonas”, comentou.
Apesar da redução de casos e mortes pela doença, e mesmo com a desobrigatoriedade do uso de máscaras, os órgãos de saúde recomendam que a população vulnerável e também aqueles que atuam nos serviços de saúde no Amazonas matenham o uso. O mesmo vale para aqueles que se encaixam no grupo de risco da covid-19.
Ouça esta reportagem em áudio:
Com informações da Assessoria de Imprensa*