Nos dias 17 e 30 de outubro dois graves acidentes foram registrados na Avenida Torquato Tapajós, na altura da entrada do Conjunto Senador João Bosco. Nos dois casos, os veículos colidiram com a pilastra de sustentação da passarela.
O deputado estadual Carlinhos Bessa usou a tribuna na Assembleia Legislativa nessa quarta-feira para sugerir uma emenda parlamentar coletiva para destinar recursos à Prefeitura para a reformulação ou demolição da passarela.
“Fazer uma nova, se tiver que demolir, vamos demolir e se a gente tiver que ajudar a construir uma nova passarela. É um problema que deve ser resolvido de forma imediata porque vida já se foram e vidas irão se aquela passarela continuar na Torquato Tapajós da forma que está. É uma engenharia não ideal para o trânsito da cidade de Manaus”, conta.
Após o recapeamento daquele trecho da Torquato Tapajós, o local ainda não recebeu a pintura de divisão de pista ou outra sinalização de trânsito no solo.
Segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana, 80% dos acidentes de trânsito têm a ver com embriaguez ao volante. Ainda assim, o parlamentar cobra providências para evitar novas ocorrências.
“Mesmo que haja justificativa, que os acidentes acontecem porque as pessoas estão embriagadas. Mas já aconteceram inúmeros acidentes de pessoas que não estavam embriagadas e acabaram perdendo suas vidas”.
Naquele local, há uma bifurcação e o canteiro central e a pilastra separam as faixas dos ônibus e dos veículos de passeio. A estrutura foi construída devido ao grande fluxo de pedestres, estudantes e moradores das redondezas.
Outros acidentes semelhantes já foram registrados no mesmo local. Em 2018, um homem e uma mulher ficaram feridos após o carro deles colidir contra a pilastra, mas as circunstâncias do acidente não foram informadas.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar