De sexta-feira (3) a domingo (5), 11.446 pessoas deixaram Manaus utilizando embarcações e veículos, segundo dado parcial da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam).
A intensificação nas vistorias vai se estender até esta terça-feira (07), Dia da Independência do Brasil. No período, mais de 18 mil pessoas devem deixar a capital. Até ontem, a Arsepam realizou 624 vistorias.
De acordo com o levantamento, por meio do sistema rodoviário, 4.076 passageiros deixaram a capital, sendo a maior saída registrada no dia 3 de setembro na Rodoviária de Manaus, no bairro Flores, zona centro-sul. Ao todo, 385 veículos foram fiscalizados e, até o momento, uma empresa assinou auto de constatação, podendo pagar uma multa, após finalização de processo administrativo, no valor de até R$ 4.636,42.
Por meio do hidroviário, 7.370 pessoas deixaram a capital em direção a outros municípios . A maior saída foi registrada no sábado (04), no Porto Público Privatizado de Manaus, no Centro.
As principais ocorrências apresentadas pelos operadores dos veículos são lotação excedente, falta de cadastro e seguro vencido.
Por conta do decreto de prevenção da Covid-19, embarcações do tipo a jato estão com 70% da capacidade permitida e as demais com 50%. Caso seja verificada alguma irregularidade de cunho sanitário, a Agência entrará em contato com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), que tomará as medidas necessárias.
A Ouvidoria da Arsepam conta com atendimento 24 horas para receber denúncias e sanar dúvidas, por meio do WhatsApp (92) 98408-1799.
Fonte: Arsepam
Fotos: Divulgação/Arsepam