O Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado, nessa quinta-feira (12), aponta uma interrupção na tendência de queda dos casos e óbitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O estudo alerta que é possível uma retomada no crescimento de casos relacionados à Covid-19.
O Rio de Janeiro é o único estado que apresenta forte probabilidade no crescimento de casos da doença quando são analisadas as últimas seis semanas. Essa é a primeira vez em que essa tendência é identificada no estado, que concentra o maior número de casos confirmados da variante Delta no Brasil.
Mato Grosso do Sul e Acre também apresentam tendência de crescimento, mas com probabilidade de 75%.
Modificações de tendência foram percebidas no Paraná, Rio Grande do Sul e em São Paulo, onde foi observado sinal de estabilidade na tendência de longo prazo e sinal moderado de crescimento na tendência de curto prazo.
Indícios de estabilidade nas tendências de curto e longo prazo foram registrados no Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rondônia e Santa Catarina. Já Pará, Roraima, Maranhão, Tocantins e Alagoas apresentam tendência de queda nas duas análises.
Fonte: Agência Brasil
Fotos: Fiocruz e Agência Brasil