O Reino Unido começa na próxima semana a vacinar a população contra a covid-19, segundo o Ministério da Saúde britânico. A Agência Reguladora de Saúde e Produtos Médicos do país concedeu licença formal à vacina do grupo Pfizer/BioNTech.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, classificou como “fantástica” a aprovação do uso da vacina, destacando que ela vai ajudar as pessoas a recuperar a vida.
A luz verde das autoridades do Reino Unido ocorre meses após testes clínicos rigorosos e extensa análise de dados por especialistas. Eles concluíram que a vacina atendeu aos padrões estritos de segurança, qualidade e eficácia. Os resultados dos testes em grande escala mostraram 95% de eficácia.
A Agência Europeia de Medicamentos anunciou nessa terça-feira que vai realizar reunião extraordinária até o dia 29 de dezembro para dar, ou não, luz verde à comercialização da vacina da Pfizer e BioNTech.
Os reguladores britânicos também analisam a vacina feita pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, mas o primeiro-ministro, Boris Johnson, alertou que primeiro o país deve “navegar por um inverno rigoroso” de restrições para tentar conter o vírus, até que haja vacina suficiente para todos.
Da redação da Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação