FVS-RCP alerta para baixa procura por vacinação para mais de 10 imunizantes no Amazonas

Nesse domingo (07), no dia Mundial da Saúde, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dr. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), alertou que todas as vacinas do Calendário Básico de Vacinação, destinado a menores de 2 anos, estão com cobertura abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde.

São 10 as vacinas disponíveis no Calendário Básico de Vacinação com cobertura vacinal baixa. As doses são para prevenir a ocorrência de doenças, como algumas formas graves da tuberculose, hepatite, difteria, tétano, coqueluche, febre amarela, paralisia infantil, pneumonia, doenças pulmonares, meningite, rotavírus, sarampo, caxumba, rubéola e varicela.

Os dados mais recentes revelam uma lacuna preocupante na cobertura vacinal, colocando a comunidade em risco de surgimento de casos de doenças imunopreveníveis, aquelas passíveis de prevenção por meio da vacinação.

Dados coberturas vacinais

As metas de cobertura vacinal preconizadas pelo Ministério da Saúde são de 90% para as vacinas BCG e Rotavírus e 95% para as demais vacinas.

Seguem a cobertura vacinal de imunizantes do Calendário Básico de Vacinação para menores de 2 anos de idade. Vacinas a serem aplicadas ao nascer: BCG (69,9%), Hepatite B (71,2%). Menores de 1 ano de idade: Febre Amarela (80,4%), Polio (VIP) (90,8%), Pneumo 10 (87,6%), Meningo C (75,7%), Penta (90,8%), Rotavírus (87%).

Vacinas para 1 ano de idade: Hepatite A infantil (80,8%), Tríplice viral – 1ª Dose (96,7%).

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação