Cerca de 30 pessoas participaram de uma expedição do Projeto Flora, em Maués, no interior do Amazonas no mês de agosto. Voluntários da Espanha, professores, integrantes da Equipe Itinerante e agentes da Pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Conceição visitaram comunidades indígenas e ribeirinhas.
A expedição passou por 14 comunidades indígenas e ribeirinhas de Maués. A equipe instalou e fez a manutenção de sistemas de energia solar, além de levantar informações para orientar novas ações na região.
A missão também teve parceria com a Associação Humanitária de Universitários em Defesa da Vida, a Univida. A instituição oferece atendimento de saúde a pessoas que enfrentam dificuldades para acessar os serviços públicos.
Nesta expedição, foram instaladas duas usinas fotovoltaicas. Uma delas atende uma comunidade Sateré-Mawé, na Terra Indígena Andirá-Marau. A outra foi instalada em uma comunidade ribeirinha de Maués.
A equipe também fez a manutenção de duas usinas que já funcionavam na região.
Em uma das comunidades, os moradores estavam há meses sem água potável. A bomba responsável pelo abastecimento havia parado de funcionar. Com o reparo, a usina voltou a fornecer energia para a bomba e o abastecimento de água foi retomado.
Além das instalações, os voluntários visitaram comunidades que podem receber usinas nos próximos anos. Os levantamentos feitos vão ajudar no planejamento das futuras instalações e na formação de moradores para cuidar dos equipamentos.
Hiolanda Mendes – Rádio Rio Mar
Foto: Projeto Flora