
Parintins recebe investimentos em saneamento básico com o Prosai
O munícipio de Parintins, no interior do Amazonas, está recebendo intervenções do Programa de Saneamento Integrado (Prosai), no entanto o abastecimento de água na cidade ainda enfrenta instabilidade. O projeto, que prevê a construção de quatro Centros de Reservação e Distribuição (CRDs) e novos poços profundos, tem o objetivo de garantir fornecimento contínuo e melhorar a qualidade da água até 2026.
De acordo com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), responsável pela execução, cerca de 60% da nova rede de abastecimento já foi instalada, e nove poços estão em funcionamento. A primeira etapa foi entregue durante o Festival de Parintins, em junho deste ano, com 26 quilômetros de rede e sistemas de captação considerados livres de contaminação.
Mesmo assim, o sistema ainda passa por ajustes operacionais realizados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que tenta equilibrar a pressão e evitar rompimentos na rede antiga. O secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcellus Campêlo, afirmou que a conclusão dos CRDs e a perfuração de mais seis poços devem estabilizar o abastecimento.
Enquanto isso, parte da população ainda convive com períodos de baixa pressão e interrupções noturnas., destaca o Coordenador Local do Prosai, Leonardo Normando.
Além do sistema de água, o Prosai também atua na implantação de rede de esgoto, com previsão de 34 quilômetros de tubulação, quatro estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A obra deve atender cerca de 12 mil pessoas em bairros como Santa Clara, Palmares e Centro.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar
