
Papa Francisco pede para olhar “menos as telas” e “mais nos olhos
Na intenção de oração para abril, o Papa Francisco chama a atenção para o uso excessivo das tecnologias e das telas, que muitas vezes substituem o contato humano. Gravado antes de sua internação, o vídeo pede que as pessoas olhem menos para os celulares e mais nos olhos umas das outras, colocando a tecnologia a serviço de todos, principalmente dos mais frágeis.
Segundo o Pontífice, “se gastamos mais tempo com o celular do que com as pessoas, algo não funciona”.
” A tela nos faz esquecer que detrás há pessoas reais que respiram, riem e choram. É verdade, a tecnologia é fruto da inteligência que Deus nos deu. Porém devemos usá-la bem. Não pode beneficiar apenas a uns poucos enquanto outros ficam excluídos.”
Francisco destaca que a tecnologia, apesar de ser fruto da inteligência humana, pode gerar efeitos negativos quando usada de forma inadequada, como isolamento, ciberbullying, discursos de ódio e aumento das desigualdades sociais. Por isso, ele convida a usar os recursos tecnológicos para unir pessoas, cuidar do planeta, ajudar os necessitados e fortalecer uma cultura de encontro.
“Rezemos para que o uso das novas tecnologias não substitua as relações humanas, mas respeite a dignidade das pessoas e ajude a enfrentar as crises do nosso tempo.”
A mensagem faz parte das intenções do Papa para o Ano Santo e reforça a importância de rezar por um uso responsável das tecnologias.
Ouça a matéria em áudio:
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar