A diferença entre os candidatos a prefeito de Manaus David Almeida (Avante) e Alberto Neto (PL) no primeiro turno foi de 79.533 votos. A distância foi de 7,22 pontos percentuais a favor do atual chefe do executivo municipal, pois o resultado foi de 32,16% contra 24,94%. O desempenho do primeiro colocado está longe de ser o melhor entre as últimas Eleições, mas o percentual do segundo é o melhor desde o pleito de 2004.
Há exatos 20 anos, Serafim Corrêa terminou o primeiro turno com 28,77% dos votos válidos, atrás de Amazonino Mendes, que ficou com 43,5%, no primeiro turno. Naquele ano, a desvantagem de Serafim Corrêa foi de 14,7% e, mesmo assim, ele venceu o segundo turno com 51,6% contra 48,3% de Amazonino Mendes e se tornou prefeito de Manaus.
Desde então, apenas um candidato conseguiu uma virada, após perder no primeiro turno, e foi justamente o atual candidato à reeleição, David Almeida. Em 2020, ele terminou apenas 1,57 pontos percentuais atrás de Amazonino Mendes. No segundo turno, obteve uma vitória apertada, de 51,27% contra 48,73%, uma diferença de menos de 2,55 pontos percentuais e de apenas 23.223 votos.
O cientista político e professor Helso Ribeiro acredita que os dois candidatos tentarão conquistar, primeiramente, reverter votos brancos e nulos e, também, trabalhar contra a abstenção dos eleitores.
E com relação àqueles que foram votar no primeiro turno, os candidatos disputarão a preferência de cerca de 40% do eleitorado, o que deixa a disputa completamente aberta.
O segundo turno das Eleições Municipais em Manaus será no dia 27 de outubro.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação
Capitão Alberto aproveita votação para reforçar compromissos de campanha