Em Itacoatiara, crime ambiental contra aves é alvo de denúncia

O caso aconteceu na terra da pedra pintada, município de Itacoatiara, no Restaurante e Pizzaria Panorama. De acordo com imagens que circulam nas redes sociais, um homem acende fogos de artifícios e atira em direção às aves na copa das palmeiras, que ficam na região do estabelecimento.

O crime ambiental contra as aves já é alvo de investigação da Polícia Civil do Amazonas. O caso, também, está sendo investigado pelo Instituto Brasileiro e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

As imagens chegaram até a Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), como explica a presidente, deputada Joana Darc.

Qualquer ação criminosa contra animais pode ser denunciada no disque-denúncia 181 da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) ou pelo 190, da Polícia Militar. Já o número de denúncia junto ao Ibama é o 0800 061 8080.

No Brasil, maltratar animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal nº 9.605/98. Desde 2020, com a aprovação da Lei Federal nº 14.064/20, teve-se o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.

 

Rádio Rio Mar

Foto e vídeo: Reprodução