O documento foi entregue pelo Governador do Estado ao Ministro de Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.
O documento foi entregue nesta sexta-feira 28/06 pelo Governador do Amazonas, Wilson Lima, ao Ministro de Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. O encontro ocorreu em um hotel da zona Oeste da cidade. No ofício, constam demandas prioritárias na área de assistência social para o enfrentamento da estiagem.
- Receita Federal paga segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2024, nesta sexta-feira
- Baixa cobertura vacinal pode favorecer aumento de casos de coqueluche no Brasil
O chefe do Executivo Estadual disse que o apoio da União é indispensável, visto que o Estado não tem condições de enfrentar o evento climático com recursos próprios.
Entre as demandas prioritárias estão programas voltados ao abastecimento de água potável, insumos e medicamentos para a saúde, ajuda humanitária e outras ações com o objetivo de minimizar os impactos causados pela estiagem. De acordo com dados dos sistemas de monitoramento, em 2024, o período de estiagem deve ser adiantado em 30 dias, o que antecipará os impactos já para o mês de julho.
O Ministro de Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, ressalta a importância do trabalho conjunto preventivo.
Nesta sexta-feira – 28/06, o Governo do Estado enviou duas balsas com medicamentos e produtos da saúde para as calhas dos rios Juruá e Madeira. Sete municípios serão atendidos com os insumos. Nos dias 4 e 5 de julho, outras embarcações vão levar medicamentos e produtos da saúde para municípios das calhas dos rios Purus e Alto Solimões.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar