Jornada Mundial da Juventude acontecerá na Ásia – Coreia do Sul

Jornada Mundial da Juventude acontecerá na Ásia - Coreia do Sul

Jornada Mundial da Juventude acontecerá na Ásia – Coreia do Sul

No período de 1 a 6 de agosto foi realizada em Lisboa, Portugal a 32° Jornada Mundial da Juventude (JMJ), tendo como tema: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39). A atividade marca um encontro dos jovens com o Papa Francisco.

A JMJ é uma grande festa que reúne as mais diversas expressões da igreja católica para celebrar a juventude mundial. É um momento forte de evangelização, partilha de vida e a experiência de conviver com pessoas de outras nacionalidades, mas com um único objetivo, ouvir a mensagem do Papa Francisco. O evento foi criado pelo Papa João Paulo II, em 1985, no ano internacional da juventude.

Mais de 300 mil peregrinos de mais de 151 países participaram da jornada.  Na missa de envio, Francisco anunciou o local da próxima edição da JMJ, que acontecerá em 2017 na Ásia, na Coreia do Sul em Seul.

Caravanas da Arquidiocese de Manaus estiveram acompanhando o evento. O jovem Andrey Marcelo da Paróquia São Jorge, já participou de algumas Jornadas Mundiais da Juventude. Participou da edição no Rio de Janeiro em 2013, no Panamá em 2019 e da última edição que aconteceu na Europa em 2023. Para ele as edições são momentos ricos de aprendizado e motivam a continuar a missão evangelizadora da juventude.

Andrey relata os desafios para participar da JMJ, a organização com a família, conciliar o tempo no trabalho e o estar em outro país, com muitas pessoas e percursos longos de caminhada.

Na ocasião o Papa Francisco convidou a juventude a participar do Jubileu dos Jovens que acontecerá em Roma em 2025. Andrey pretende participar do jubileu e da próxima jornada que acontecerá na Ásia. Segundo ele, é um grande desafio que precisa de preparação.

 

Ouça a matéria em áudio:

Rafaella Moura – Rádio Rio Mar

Imagens: Andrey Marcelo