Toda a população adulta em 53 municípios do Amazonas já vacinou ou está se vacinando com primeira dose contra a Covid-19. O governador Wilson Lima destacou que o Estado já realizou, em parceria com municípios, 17 mutirões para acelerar a vacinação, além de enviar servidores para ajudar prefeituras na aplicação do imunizante e na atualização de dados no sistema de monitoramento do Ministério da Saúde. O Estado tem ainda transportado, quando necessário, vacinas até as cidades.
Um dos resultados positivos do avanço na vacinação é que, neste sábado (31), 40 municípios zeraram o número de internações por Covid-19, segundo a Secretaria Executiva Adjunta de Atenção Especializada ao Interior da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
“O estado do Amazonas está fazendo um esforço muito grande pra avançar na vacinação. Nós montamos uma força tarefa para identificar aqueles municípios onde há maior dificuldade de aplicar as doses e hoje nós já temos mais de 50 municípios que estão aplicando a vacina em pessoas com 18 anos ou mais”, disse o governador.
O Estado é responsável por receber, acondicionar de forma adequada e distribuir os imunizantes, que podem ser retirados pelas prefeituras diretamente na Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Mas, desde o início da vacinação contra a Covid-19, o Governo do Amazonas tem transportado, por meio da Casa Militar, as doses de vacinas até os municípios mais longínquos que enfrentam dificuldades logísticas e que precisam desse apoio.
Dificuldades com internet e recursos humanos
Ao identificar que muitas prefeituras não avançavam na vacinação por falta de vacinadores, o Estado enviou equipes aos municípios. Também foi constatado que havia dificuldades para o preenchimento do sistema de monitoramento de aplicação das doses do Ministério da Saúde, por falta de recursos humanos ou de internet. Esse problema vem sendo superado com o apoio do Governo do Amazonas.
Para acelerar a aplicação das vacinas, o Estado tem realizado os mutirões Vacina Amazonas que já percorreram, além da capital, 14 municípios do interior. Segundo o governador, com essas medidas, diversas atividades econômicas que foram paralisadas por conta da pandemia começam a ganhar fôlego. Além disso, o número de internações por casos graves da doença reduziu significativamente. “Nós temos pressa para que isso aconteça, porque a vacina é a arma mais poderosa contra a Covid, e nós já sentimos o impacto disso nas internações, que têm caído significativamente”, ressaltou Wilson Lima.
Vacinômetro
No Amazonas, 2.601.953 doses foram aplicadas até esta sexta-feira (30/07), sendo 1.926.616 de primeira dose, 640.956 de segunda dose e 34.381 com dose única. A informação está disponível no site da FVS-RCP – www.fvs.am.gov.br.
Municípios que já alcançam população de 18 anos