Sabadão da Saúde terá vacinas, exames e consultas em todos os distritos da cidade

A Prefeitura de Manaus irá mobilizar aproximadamente mil servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para atendimento ao público na última edição do “Sabadão da Saúde”, que será promovida neste sábado, dia 27/8. Os serviços são direcionados para gestantes, mulheres de 24 a 64 anos que precisam realizar o exame preventivo do câncer de colo do útero, hipertensos e diabéticos, e crianças e adolescentes com atraso vacinal.

A secretária municipal de Saúde, médica Shádia Fraxe, destaca que o sucesso da mega-ação depende da participação efetiva dos usuários e também do comprometimento das equipes multidisciplinares que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Conseguimos ofertar uma ampla carteira de serviços aos sábados por conta do envolvimento de nossos médicos, enfermeiros, assistentes sociais, ginecologistas, cirurgiões-dentistas, agentes de saúde, técnicos e todos os demais servidores que fazem parte da estratégia do ‘Sabadão’. É determinação do prefeito David Almeida que a Semsa faça tudo o que for possível para ampliar e qualificar cada vez mais os serviços de saúde oferecidos a nossa população”, afirma.

Shádia informa que 43 unidades estarão abertas neste sábado, das 8h às 16h. Os endereços podem ser conferidos no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) e também pelo link bit.ly/UnidadesSabadao. “Nas três primeiras edições deste mês, realizamos um total de 75,8 mil mil atendimentos, e isso demonstra que os usuários precisavam dessa alternativa para acessar os serviços aos sábados. Convocamos toda a população para aproveitar a última edição”, afirmou.

Os documentos necessários para receber atendimento são: documento de identidade com foto, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Hipertensão e diabetes

Os atendimentos voltados ao público com suspeita ou confirmação de hipertensão e diabetes representam a maior demanda do “Sabadão da Saúde”. A Semsa oferta aferição de pressão arterial, exame de hemoglobina glicada e consultas médicas, odontológicas e de enfermagem.

Nas três primeiras edições, nos dias 6, 13 e 20/8, foram realizadas 20,5 mil aferições de pressão arterial, 4,5 mil exames de glicemia, e as pessoas nessas condições passaram por 9,1 mil consultas.

“O aconselhável é que as pessoas com confirmação das doenças levem os últimos exames e receitas médicas para que os profissionais façam uma avaliação mais detalhada no seu estado de saúde”, orientou Shádia.

Mulheres

As mulheres com idade entre 24 e 64 anos e gestantes também estão entre os grupos prioritários para a ação. As gestantes a partir do primeiro mês de gravidez poderão atualizar o exame pré-natal, e as demais mulheres poderão fazer a coleta do exame preventivo do câncer de colo de útero.

Nos três “Sabadões” já realizados, a secretaria alcançou 3,7 mil mulheres com a coleta do exame preventivo, e 411 gestantes com o pré-natal.  “É importante destacar que não é necessário agendamento para que as mulheres tenham acesso aos serviços durante a ação, pois estaremos funcionamento com sistema de livre demanda”, completou a titular da Semsa.

Vacinação

As unidades abertas no próximo sábado irão disponibilizar todos os 18 imunizantes do calendário básico, como a vacina contra a poliomielite e a Pentavalente, para atualização vacinal de crianças de dois meses até adolescentes de 14 anos de idade. É preciso levar um documento oficial de identificação e a caderneta de vacinação.

Um dos principais esforços da Semsa está voltado para ampliação da cobertura vacinal de crianças e adolescentes, que está abaixo da meta, o que representa risco de retorno de doenças eliminadas ou erradicadas.

Nos três últimos sábados, 10,4 mil doses de multivacinação foram aplicadas nesse público, e, só no último sábado, quando também foi realizado o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação, outras 11,7 mil crianças de 0 a menores de 5 anos foram alcançadas com o imunizante contra a pólio. Além dos serviços citados acima, a ação também realizou 15,2 mil consultas médicas e de enfermagem ao público em geral.

Foto: Camila Batista/Semsa