32% dos pacientes internados com Covid-19 em Manaus são crianças; vacina pode mudar isso

Das 146 pessoas internadas com Covid-19 em Manaus, 47 são crianças que ainda não possuem idade para se vacinar, o que representa 32% das internações, de acordo com dados divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas.

32% dos pacientes internados com Covid-19 em Manaus são crianças; vacina pode mudar isso

Esta semana, Manaus começou a vacinar as crianças de 5 a 11 anos, como forma de evitar a propagação do vírus entre os pequenos. Só no primeiro dia, 232 crianças foram vacinadas. Uma delas foi o Bernardo.

“Não são só os adultos que estão pegando essa doença. A vacina é uma prevenção e pode salvar a vida das pessoas”, contou após ser vacinado.

Para os pais, um alívio. Cleiva Cavalcante, mãe do Bernardo, foi um momento de muita emoção.

“Muitas pessoas perderam seus entes queridos durante a pandemia. Perderam familiares para a doença. Ver nossos filhos receber a vacina é a esperança de que dias melhores estão por vir. Com muita fé em Deus, a gente sabe que isso vai passar. É impossível conter essa emoção”, disse.

A chefe de Divisão de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes reforçou que a vacina pode evitar os sintomas mais agressivos da Covid-19 em crianças.

“A única forma de proteger das formas graves da doença é aplicando vacinação. Este é o momento de começar a proteger”, lembrou.

Quatro postos de vacinação destinados a crianças com idade entre 5 e 11 anos que possuem algum tipo de comorbidade ou deficiência estão distribuídos em Manaus. São eles:

  • Parque Cidade da Criança, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul;
  • Shopping Via Norte, localizado na zona Norte de Manaus;
  • Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, bairro Cidade Nova, Zona Norte  de Manaus;
  • Clube do Trabalhador – Sesi, no bairro São José, Zona Leste da capital amazonense.

 

Para receber a vacina, a criança não pode ter recebido nenhuma outra vacina do calendário infantil nos 15 dias anteriores e não deve apresentar nenhuma doença na fase aguda.

As crianças devem ser levadas aos pontos de vacinação por um dos pais ou outro responsável maior de 18 anos, com documento de identidade, sendo necessário apresentar três documentos do menor de idade: certidão de nascimento ou documento de identificação original com foto; cartão nacional do SUS ou CPF, e a caderneta de vacinação.

Ouça esta reportagem em áudio:

 

Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar