Zona rural de Manaus recebe nova etapa de vacinação contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira

As equipes de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) começaram a percorrer, nesta segunda-feira, os ramais das áreas de abrangências da unidades de saúde localizadas nas rodovias AM-010 e BR-174 para imunizar 1.524 moradores dessas localidade. Parte desse público vai concluir o ciclo de imunização.

Os profissionais estão visitando as casas dos idosos e das pessoas com comorbidades já cadastradas e conhecidas pelos Agentes Comunitários de Saúde que atuam diariamente nas comunidades.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, o trabalho está organizado para que a vacinação nessas comunidades ocorra de acordo com a unidade de saúde de abrangência, com visitas domiciliares e postos fixos, seguindo a programação de atender a cada ramal. 

A UBS Pau-Rosa cobre 13 ramais (Pau-Rosa, Cooperativa, das Pedras, São José, Boa Esperança, dos Amigos, da Usina, Felicidade 1 e 2, Buriti, Quebra Galho, Santa Luzia, Cristo Rei), nos quais serão vacinados 431 idosos de 60 anos e mais com a segunda dose; 33 profissionais de saúde com a segunda dose e 85 pessoas com comorbidades, com a primeira dose.

Na UBS Conselheira Ada Viana, que atende a cinco ramais (Rio Branquinho, Portal do Caribe, São Francisco, Castanheira e ZF 1), a Semsa deverá imunizar 198 pessoas de 60 anos e mais e 14 trabalhadores de saúde com a segunda dose; e 73 pessoas com comorbidades com a primeira dose.

Na UBS São Pedro, nos seis ramais (Leão, Água Branca 1 e 2, Vila Bom Jesus, Bons Amigos, Matrinxã), 26 profissionais de saúde e 185 idosos de 60 anos e mais concluirão o ciclo vacinal com a segunda dose; e 130 pessoas com comorbidades serão vacinadas contra a Covid-19 pela primeira vez.

E na UBS Efigênio Sales, que tem sete ramais (Areal, São Francisco 1, 2 e 3, Nova Jerusalém, União, Santo Antônio), a vacinação alcançará 179 pessoas de 60 anos e mais, além de 24 trabalhadores da saúde com a segunda dose e 146 pessoas com comorbidades receberão a primeira dose da vacina.

Fonte: Semsa

Foto: João Viana/Arquivo Semcom