Vulnerabilidades entre a legislação e serviços tecnológicos podem receber reforço por soluções

Com tantos algoritmos e telas de celular onde está cada vez mais fácil criar um perfil e vender um serviço que não existe, os golpes abrem margem no que diz respeito às práticas legais de comércio de serviços por meio de plataformas digitais.

Os relatos que envolvem o descumprimento de serviços tecnológicos são muitos, mas a quem recorrer? A dona de casa Vanderlândia Oliveira tem dificuldades frequentemente para utilizar corridas por aplicativos e se sente lesada.

“Está ficando assim muito difícil. Já chegou a acontecer comigo de esperar de 20 a 25 minutos e quando já chegou próximo de eu pegar, ele(motorista)cancelar. Até o momento eu não sei a quem recorrer e se existe alguma medida que ampare essa situação”, afirma.
Como medida de minimizar as dificuldades da população e encontrar amparo legal sobre o assunto, o projeto Defensoria Digital foi lançado pela DPE-Defensoria Pública do Estado.
Situações que envolvem golpes pela internet também serão parte do projeto que visa informar a população sobre as práticas ilegais.

A agente administrativo, Solange Luniere, quase caiu em um golpe de whatsapp, mas conseguiu evitar. Já a vizinha dela não teve a mesma sorte.
“Enviaram pro meu whatsapp um comunicado de trabalho extra. No número de whatsapp era uma moça, adolescente, depois começou a falar comigo já era outra pessoa. Dei pro meu filho ler e ele mandou eu deletar”, lembra Solange.
Com o avanço no uso de tecnologias, uma outra medida da DPE é a criação de um Centro de Estudos das Vulnerabilidades Digitais para possibilitar apoio especializado as defensoras e defensores públicos em casos impactados pelo uso de novas tecnologias.

Vitória Lima – Rádio Rio Mar

Foto: Reprodução