Visa Manaus alerta sobre proibição da comercialização do álcool líquido 70%

A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) alerta a população sobre a proibição de comercialização do álcool líquido 70%, que entra em vigor no dia 1º de maio, conforme determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Até o dia 30 de abril, os supermercados, mercadinhos, mercearias e farmácias que ainda tiverem estoques do produto poderão vendê-lo normalmente à população. De 1º de maio em diante, porém, o comércio do álcool líquido 70% não será mais permitido, e os produtos que ainda não tiverem sido vendidos deverão ser devolvidos ao fornecedor ou aproveitados exclusivamente para a higienização dos estabelecimentos”, explica o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley.

O álcool líquido 70% é um produto altamente inflamável, utilizado com frequência no acendimento de fogueiras e churrasqueiras. A venda havia sido proibida pela Anvisa pela primeira vez em 2002, por meio da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 46.

A venda do álcool 70% voltou a ser permitida, de forma temporária e excepcional, durante a pandemia de Covid-19, para atender a grande demanda da população por álcool gel. Naquele momento, a higienização das mãos e superfícies era prioridade para combater o risco de contaminação pelo Coronavírus”, conta o diretor Ewerton.

De acordo com a resolução da Anvisa, a venda do álcool líquido 70% ficará restrita a serviços de saúde, como hospitais e laboratórios, e também a empresas que necessitem de uma esterilização específica. O produto, porém, ainda poderá ser comercializado na forma de álcool gel e spray aerossol, por serem formatos que dificultam a ingestão, causa de grande parte dos acidentes domésticos.

Serviço

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

Em caso de emergências toxicológicas, a pessoa não precisa provocar vômito. A Visa reforça que orientações podem ser buscadas pelo número 0800-722-6001, do Centro de Intoxicações (CIATox).

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação