Violência contra a mulher tem aumento de 42,9%, público feminino busca curso de defesa pessoal

De acordo com dados da quarta edição do relatório “Elas Vivem”, elaborado pela Rede de Observatórios da Segurança, 3181 brasileiras registraram queixas de violência em 2023. 586 foram vítimas de feminicídios.

No Amazonas, segundo a Secretaria de Segurança Púbica do Estado (SSP/AM), o número de casos confirmados de violência contra a mulher aumentou 42,9% no período de 2021 a 2023.

Os números geram preocupação. Este cenário tem motivado diversas mulheres a buscarem conhecimento de Defesa Pessoa. A Marilaine de Oliveira faz parte deste público.

Ela integra a 5ª edição do Curso de Defesa Pessoal disponibilizado pela Secretaria do Desporto e Lazer do Amazonas (Sedel). A turma reúne mais de 100 mulheres, que recebem de forma gratuita aulas com ênfase em lutas e autodefesa.

Com turmas dividas em dois horários de 8h às 9h e 9h às 10h, além do jiu-jitsu, durante os próximos quatro sábados, as novas alunas serão capacitadas com aulas teóricas e técnicas nas modalidades de luta olímpica, esporte de contato e Mixed Martial Arts (MMA). A coordenadora da iniciativa, Waleska Castro, destaca que além da importância de técnicas de Defesa Pessoal, tem a questão do esporte como aliado da saúde mental e física.

 

O curso de Defesa Pessoal já alcançou mais de 500 mulheres na capital e no interior do estado.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/Sedel