Dois viadutos serão construídos pela mesma empresa na zona norte de Manaus nos próximos 16 meses. Um deles será no cruzamento da Rua Barão do Rio Branco com a Avenida Governador José Lindoso (Avenida das Torres) e o outro será sobre a Bola do Produtor, no entroncamento das Avenidas Itaúba, Camapuã e Autaz Mirim.
De acordo com o extrato dos contratos, publicados no Diário Oficial do Município (DOM) da última quarta-feira (30/11), o prazo para construção de ambos os complexos viários é de 540 dias. A empresa contratada é a Construtora Amazônidas, que pertence a Eladio Messias Cameli, pai do governador do Acre, Gladson Cameli (PP). Conforme a Ata Pública de recebimento de propostas da Comissão Municipal de Licitações (CML), a Construtora Amazônidas foi a única a comparecer na data da concorrência das duas licitações, nos dias 17 e 18 de outubro.
Ainda conforme o Diário Oficial, o viaduto da ‘Bola do Produtor’ custará R$ 81 milhões. Já a intervenção viária que cruzará a Avenida das Torres tem preço de R$ 49,6 milhões.
Pelo projeto básico do viaduto sobre a Bola do Produtor, o complexo viário terá dois níveis. O primeiro, no sentido bairro-Centro da Avenida Autaz Mirim, o fluxo será direcionado sobre a rotatória, com conversão suspensa à esquerda, para a Avenida Itaúba. O segundo nível, no sentido Centro-bairro, também na Autaz Mirim, passara sobre a rotatória e também sobre o primeiro nível, com possibilidade de conversão suspensa à esquerda, para a Avenida Camapuã.
Quanto ao complexo viário no cruzamento da Rua Barão do Rio Branco com a Avenida das Torres, não há detalhes informados pela prefeitura. As íntegras de nenhum dos dois contratos constam no Portal da Transparência da prefeitura de Manaus.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Prefeitura de Manaus