Durante a Sessão Plenária desta segunda-feira 11/12, na Câmara Municipal de Manaus, vereadores questionaram o reajuste de 62,44% na tarifa do Zona Azul. Na ocasião, foram protocolados requerimentos para que a Prefeitura explique o aumento na cobrança da tarifa.
O reajuste de 62,44% na tarifa do Zona Azul foi publicado na Diário Oficial do Município – DOM, no último dia 4 de dezembro. A Prefeitura de Manaus aumentou a cobrança de R$ 2,45 para R$ 3,98 por hora utilizada. A medida causou revolta na população e mobilizou tanto vereadores da base aliada do executivo municipal, quanto da oposição. Durante discursos na sessão plenária da CMM, desta segunda-feira 11/11, os parlamentares cobraram explicações sobre o aumento e solicitaram investigação sobre a atuação da empresa que administra a Zona Azul.
- Pagamento de dezembro do Bolsa Família começa hoje; benefício foi adiantado
- Tonantins recebe instalação de nova estação de monitoramento de nível dos rios
O vereador Sassá da Construção, do PT, que é da base aliada da Prefeitura, foi o primeiro que pediu explicações, e sugeriu a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI para investigar a administração dos estacionamentos privativos. Durante o pronunciamento, o parlamentar citou vários problemas enfrentados pelos usuários do serviço
A insegurança exposta pelo vereador foi vivenciada pelo funcionário público André Mecenas, na última sexta-feira 08/11, quando teve o carro furtado enquanto fazia compras com a família.
O vereador Capitão Carpê, do Republicanos, bloco de oposição à Prefeitura, disse que vai protocolar requerimentos de convocação para que a Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Manaus – Ageman explique o reajuste na tarifa e busque medidas de segurança para os motoristas.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar