Vereadores autorizam prefeito a incluir Manaus na Frente Nacional de Prefeitos para comprar vacinas

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovaram, em caráter de urgência e por unanimidade, na manhã desta segunda-feira (15), autorização para que o prefeito David Almeida (Avante) inclua a Manaus na Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para compra de insumos, entre eles, vacinas contra a Covid-19. O documento agora vai à sanção do prefeito. 

A mensagem do executivo municipal foi entregue por David Almeida ao líder do governo na CMM, vereador Marcelo Serafim (PSB), na última quarta-feira (10).  “Precisamos dessa aprovação para iniciarmos as tratativas para a aquisição de vacinas pela FNP. Irei até São Paulo para visitar a fábrica da União Química, para que nós possamos ver a possibilidade de aquisição, caso não recebamos as vacinas pelo governo federal. A Frente Nacional formalizou o projeto, e entreguei à CMM”, disse o prefeito.

O líder do prefeito na Câmara, Marcelo Serafim (PSB) explica que Manaus está em um processo de vacinação adiantado e que é referência inclusive para a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). “Nossa cidade é referência em vacinação contra o coronavírus, tanto que o prefeito David Almeida, foi procurado pela Opas, que pediu informações sobre o sistema de drive-thru que tem sido bastante eficiente na imunização dos grupos prioritários”, afirmou.

Para as prefeituras, a principal vantagem da compra em consórcio é o ganho de escala e a condição de negociar volumes e prazos internacionalmente.

No entanto, as prefeituras ainda não podem comprar vacinas por si mesmas. A autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), concedida em fevereiro, prevê a compra de vacinas por Estados e Municípios apenas no caso do governo federal não cumprir o Plano Nacional de Imunização, ou caso as doses previstas no plano sejam insuficientes.

Fonte: Prefeitura de Manaus e CMM

Foto: Roberval Rocha/CMM