Em flagrante descumprimento ao Artigo 244 do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), o presidente da república, Jair Bolsonaro (PL), pilotou motocicleta pelas ruas de Manaus, no último sábado (18), sem capacete. No mesmo veículo conduzido por ele, o ex-superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, também estava sem capacete.
Pelo CTB, o desrespeito ao artigo caracteriza infração gravíssima. A penalidade é multa de R$ 293,47 e suspensão do direito de dirigir, além de retenção do veículo até regularização e recolhimento do documento de habilitação. As mesmas penalidades se aplicam ao condutor caso o passageiro também esteja sem o capacete, o que foi o caso.
O vereador Sassá da Construção Civil (PT) exigiu, em pronunciamento na Câmara Municipal de Manaus (CMM), que o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) comprove que multou o presidente da república Jair Bolsonaro por pilotar sem capacete. (ouça abaixo)
A Rádio Rio Mar perguntou ao IMMU se os agentes de trânsito atuaram para registrar as infrações de trânsito e se houve aplicação de multa ao presidente, porém, não houve resposta.
Bruno Elander – Rádio Rio Mar
Foto: Clauber Cleber Caetano/PR