Vendas do comércio amazonense caem 1,6% em novembro

vendas

Amazonas ocupa o 17° lugar no ranking de vendas no Brasil (Foto Divulgação)

Em novembro de 2022, as vendas do comércio amazonense recuaram 1,6% em relação ao mês anterior, quando registrou alta de 1,1%. O mês de novembro, quando comparado ao mesmo período de 2021, também registrou uma queda de 0,6% no volume de vendas. No acumulado do ano passado, período de janeiro a novembro, o volume de vendas do comércio teve alta de 2,5%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio – PMC, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

As vendas do comércio varejista no país sofreram um recuo de 0,6% no último mês de novembro, em relação ao mês de outubro. No entanto, quando comparado ao mesmo período de 2021, o setor varejista avançou 1,5%. No acumulado do ano de 2022, o setor obteve alta de 1,1%. O supervisor de divulgação do IBGE/AM, Adjalma Nogueira, destaca os segmentos do comércio de vendas no Amazonas que tiveram bom desempenho no mês de novembro, apesar do recuo no índice geral.

Com a queda nas vendas no mês de novembro, o comércio varejista do Amazonas passou a ocupar o 17° lugar no ranking dos Estados brasileiros, em relação a vendas. As maiores quedas foram nos Estados do Amapá com – 5,6%, Alagoas com – 3,9% e Maranhão com – 2,7%. Já as maiores altas foram no Tocantins com 2,4%, Espírito Santo com 1,5% e Piauí com 1,5%. Adjalma ressalta o que causou a queda no poder de compra do consumidor do Amazonense.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar