As Unidades de Saúde da rede municipal realizam neste sábado, 07, o ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A ação visa ampliar a cobertura vacinal de crianças de 1 a 4 anos e evitar a reintrodução da doença no país. A baixa adesão do público gera preocupação por parte de autoridades da saúde, como destaca a secretária de Saúde, Shádia Fraxe.
A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e acontece das 8h às 16h, em 357 postos de imunização fixos e volantes, distribuídos em toda a capital.
Até a última quinta-feira, 6, o município contabilizava 9.646 crianças vacinadas, apenas 7,4% do público-alvo. A campanha nacional, iniciada no dia 27 de maio, tem como meta alcançar 95% da população de 1 a 4 anos na capital, estimada em 130.316 crianças, segundo dados atualizados pelo Ministério da Saúde, a partir do Censo 2022.
Para receber a vacina contra a poliomielite e outras do calendário infantil, a criança deve estar acompanhada de um dos pais ou de um responsável, com documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e caderneta de vacinação da criança.
No radioriomarfm.com.br você confere a lista dos locais de imunização disponibilizados para o ‘Dia D’ da campanha de imunização contra a Poliomielite.
Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação / Semsa