Vacinação Antirrábica será disponibilizada em supermercados de Manaus

Em Manaus, até o dia 20 de dezembro, a meta é proteger 215.077 cães e 80.000 gatos contra o vírus da raiva. Os animais precisam estar em boas condições de saúde e ter a partir de três meses para receber a vacina.

A proteção vacinal contra a raiva é anual e obrigatória. De acordo com a Secretaria de Saúde de Manaus, ao acometer os animais o vírus da raiva representa um grave risco aos humanos, uma vez que os cães e os gatos podem transmitir a infecção por meio de mordidas, arranhaduras e mordeduras. A infecção não tem cura e é fatal, por isso a importância de dos cachorros e gatos receberem a imunização.

A campanha antirrábica da Prefeitura de Manaus já imunizou 203 mil animais. Iniciada no dia 1º de outubro, a campanha deste ano, que é executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), além da vacinação casa a casa, tem como diferencial, em 2024, a oferta do imunizante em pontos fixos estrategicamente localizados, facilitando acesso para os tutores e ampliando a proteção dos animais.

Uma das estações fixas está em funcionamento de segunda a sábado, das 8h às 12h, no Centro de Convivência da Família Prefeito José Fernandes, no bairro São José, na zona Leste. A vacinação também é realizada pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na sede do órgão, localizada na avenida Brasil, bairro da Compensa, zona Oeste, de segunda sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Outra opção para os tutores de cães e gatos, é a oferta da vacina em 10 lojas da rede de uma rede de supermercados. A ação acontece nesta sexta-feira, 13, e sábado, 14, das 8h às 12h.

O Centro de Controle de Zoonoses da Semsa disponibiliza os números 98842-8359 e 98842-8484 para que a população esclareça suas dúvidas e receba orientações quanto a vacinação e os locais de atendimento.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação