Em Manaus a meta é vacinar 95% das crianças até seis meses, mas apenas 69% estão imunizados. O ciclo vacinal da pentavalente só fica completo com 3 doses, aos dois, aos quatro e os seis meses de idade da criança, ela protege contra cinco doenças: tétano, difteria coqueluche, hepatite B e Miningite.
A pentavalente está incluída na campanha Nacional de multivacinação, que teve o prazo prorrogado até o dia 30 deste mês. O ministério da saúde alertou que nos últimos seis anos, houve uma baixa na procura de vários imunizantes, e este ano poucos municípios bateram a meta.
- Prefeitura de Manaus realiza busca ativa de casa em casa para vacinar crianças menores de 1 ano
- Manaus terá campanha para ampliar acesso às vacinas que constam no Calendário Nacional
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde Shádia Fraxe, é importante levar as crianças aos postos para garantir a imunização, e assim evitar futuros problemas de saúde.
Para atualizar a caderneta de imunização, os pais ou responsáveis dos menores podem usar uma das 171 salas de vacina da Semsa, portando documento oficial de identificação e o cartão de vacina. A lista com os horários e endereços pode ser acessada no site semsa.manaus.am.gov.br
Yuri Bezerra, Rádio Rio Mar