Vacina CoronaVac está disponível nos pontos de vacinação de Manaus

Com o recebimento de 4 mil novas doses de CoronaVac, a vacina já está disponível nos pontos de vacinação de Manaus.  A vacina é para crianças a partir de 3 anos de idade e será retomada nesta quinta-feira (19), o atendimento será feito em 11 unidades básicas de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A lista das unidades, com endereços e horários, pode ser consultada no site semsa.manaus.am.gov.br.

Devem ser levadas aos pontos de vacinação as crianças que receberam a primeira dose de CoronaVac há, pelo menos, 28 dias, para completar o esquema vacinal. As que não receberam nenhuma dose de vacina contra a Covid-19 também devem comparecer às unidades para iniciar o processo de imunização. Adultos que estão pendentes com a segunda dose de CoronaVac também podem procurar os pontos de atendimento para concluir o esquema vacinal.

As crianças de até 11 anos com apenas uma dose de Pfizer e as que completaram o esquema vacinal com Pfizer ou CoronaVac devem aguardar a chegada de novas remessas de Pfizer pediátrica para completar o esquema ou receber a dose de reforço. Esse imunizante ainda não foi distribuído pelo Ministério da Saúde e as unidades de saúde seguem desabastecidas.

Crianças

A vacina está liberada para o público em geral de seis meses a menores de 3 anos, pois inicialmente apenas os bebês com comorbidades estavam incluídos, e as crianças de 5 a 11 anos já podem receber a dose de reforço, também chamada de terceira dose.

A secretária pede ainda que os pais tenham a responsabilidade de levar as crianças às unidades, pois elas têm direito à vacina, que é segura, eficaz e importante para protegê-las contra as formas graves da doença. Lembrou do início das aulas e que é necessário garantir que esse retorno seja seguro para todas elas.

Para as crianças de 5 a 11 anos de idade, a Semsa disponibiliza 32 unidades de referência com a vacina contra a Covid-19. Já o público de 3 e 4 anos deve ser levado uma das dez unidades de referência e para aqueles de 6 meses a 2 anos, são quatro pontos, sendo um em cada zona da capital.

Com informações Assessoria

Fotos: Divulgação

Leia também: