Usuários do transporte coletivo em Manaus têm relatado redução na quantidade de linhas de ônibus que circulam pela capital. O Gleison Oliveira é pintor e geralmente utiliza as linhas 418,713,705 e 122. Ele relata a demora para conseguir ir ao trabalho. Pela manhã, pega o ônibus por volta de 6h30 no Mauazinho, mas precisa sair de casa às 5h30. São dois coletivos para chegar ao destino, mas sempre lotados. “Chego atrasado no trabalho e à noite também atrasa um pouco. Esses dias deu uma piorada”.
O relato também é da dona Ivanilda Sales. “Está demorando mais. E mais: a gente não tem outra linha que desça, só tem o 713 que desce a Borba. Antes tinha o 702 e outro, mas aí tiraram todos os ônibus e ficou só 712. Ou seja, aqui na Cachoeirinha, a gente não tem um ônibus que sirva nosso bairro”.
Rosa Jaques diz que a demora ocorre nos terminais e nas paradas de ônibus. “A gente espera muito. Tiraram o 416, 408, então, pra mim, reduziu”
Muitos usuários ainda contam sobre a redução de linhas que passam pelo Centro da cidade. Gestau Oliveira mora na Zona Norte e destaca a insegurança dentro dos coletivos, além da demora, que atrasa a rotina de quem tem horário a cumprir.
“Houve uma melhora em uma linha que atende a necessidade do meu conjunto, mas assim demora demais. Se você tem uma programação para sair de casa, ir para o trabalho, ir pra faculdade e o ônibus demora ou deixa a desejar no atendimento atrasa toda sua programação”, conta.
Há reclamações de usuários do Terminal 2 e bairros como Campo Dourado, Monte das Oliveiras e Alvorada. Em alguns casos, o número de ônibus para cada linha reduziu de 4 para 2 ou de 5 para apenas 1 coletivo.
A Rádio Rio Mar também recebeu reclamações das seguintes linhas de ônibus: 222, 225, 227, 219, 604, 040, 010, 418, 608 708, 713, 705 e 416.
O Sinetram informou que a linha 040 recebeu mais frequência na segunda-feira e a linha 604 desde o dia 30/08. A linha 418 recebeu nova frequência desde 20 de setembro e a linha 010 irá receber mais frequências a partir de segunda-feira. Já a linha 705 ganhou nova frequência mês passado. As demais linhas serão acompanhadas para verificar a situação relatada
O Sinetram afirma que não houve redução nas linhas de ônibus e que as empresas cumprem a programação de linhas determinada pela Prefeitura. Nesta semana, o município suspendeu a linha 616, que passa pela Ufam, temporariamente, por causa das aulas presenciais na Universidade que ainda não retornaram.
O que diz o IMMU?
Segundo o diretor de transportes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana, Edinaldo Castro, o departamento técnico verificou que algumas linhas passaram a atender as estações de embarque e desembarque, o que defasou as paradas dos bairros e terminais e tem gerado reclamações.
O aumento da demanda deve ser registrado oficialmente por meio das associações de bairro, seja na sede do IMMU ou pelo disque transporte 118.
“Porque a gente aciona a equipe técnica para que possamos fazer a análise comunidade por comunidade, bairro por bairro. Tenha certeza de que onde precisar aumentar e fortalecer as linhas iremos fazê-lo”
O disque 118 recebe todos os tipos de reclamações para ônibus do transporte coletivo e alternativo. Porém, na tarde dessa quinta-feira (23) o serviço estava indisponível e não conseguimos registrar as ocorrências.
A frota de ônibus em Manaus é composta por 1099 veículos e 100 carros reserva para atendimento de emergência. No ano passado, a frota total era em torno de 1200 ônibus.
A demanda diária é de 400 mil passageiros em Manaus.
Ana Maria Reis / Rádio Rio Mar