Uso de embarcações durante o festival de Parintins 2023 aumenta mais de 45%

parintins

O modal foi utilizado por quase 60 mil pessoas (Foto Divulgação)

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas – Arsepam registrou um aumento de 45,98% no número de pessoas que utilizaram o transporte hidroviário intermunicipal com destino ao Festival Folclórico de Parintins. O órgão público realizou fiscalização no período de 20 junho a 3 julho, e contabilizou 59.162 passageiros que usaram o modal nesse período.

Ao todo, foram 140 ações de inspeção executadas pelos agentes fiscalizadores, que se concentraram no Porto da capital amazonense, nas balsas ancoradas na Manaus Moderna, no Centro da cidade, e no porto da Ilha Tupinambarana. O diretor-presidente da Arsepam, João Rufino Júnior, disse que a instituição se aproxima dos usuários para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas.

As 181 embarcações autorizadas, com destino a Parintins, tinham que efetuar paradas nos postos fluviais coordenados pela Marinha do Brasil, localizados nas proximidades do Encontro das Águas e do município de Itacoatiara. O trabalho em conjunto, entre os órgãos municipais, estaduais e federais, ajudaram a coibir práticas ilícitas como a superlotação nas embarcações, imprudências no trajeto e irregularidades nos itens de segurança. Rufino Júnior destaca que, para o próximo ano, a agência reguladora trabalha para ampliar as fiscalizações.

Em casos de denúncias ou sugestões para o transporte hidroviário, os usuários podem entrar em contato com a Ouvidoria da Arsepam, por meio do número de WhatsApp (92) 98408-1799, que funciona 24h.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar