Caprichoso se consagra bicampeão sustentável do Festival de Parintins 2023

caprichoso

A agremiação destinou mais de uma tonelada de resíduos para a reciclagem (Foto Divulgação)

Além de vencer o Festival Folclórico de Parintins 2023, o Boi Caprichoso, também, se consagrou o bicapeão sustentável do evento. A agremiação destinou, para a reciclagem, 1.017,4 kg de resíduos, garantindo mais esse título, de Amigo do Meio Ambiente. Com a vitória, o grupo ganhou R$ 20 mil, a serem investidos em ações de sustentabilidade.

A competição de reciclagem faz parte do projeto “Recicla, Galera”, desenvolvido pelo Governo do Amazonas em parceria com uma indústria multinacional de bebidas. Durante as três noites do festival, as galeras item 19 disputaram para ver quem destinava a maior quantidade de objetos. O grupo Azul e Branco ficou em primeiro lugar, pelo segundo ano consecutivo.

O vice-presidente do boi Caprichoso, Karu Carvalho, agradeceu aos brincantes, pelo empenho na disputa.

Na primeira noite da competição, o boi Garantido saiu na frente, com 106 kg de materiais recicláveis, contra 47,8 kg do Caprichoso. Na segunda noite, o boi da Francesa virou o resultado, alcançando uma vantagem pequena, com 230,6 kg, enquanto o boi da Baixa destinou 223,8 kg. Já na última noite do Festival, o Azul e Banco abriu uma vantagem de mais de 600 kg, em relação ao Vermelho.

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, disse que há uma estrutura montada, na capital amazonense, para a destinação dos materiais, e que os lucros já tem destino certo.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar