Universidades públicas suspendem atividades presenciais por conta do aumento de casos de covid-19

Diante do aumento do número diário de novos casos de Covid-19, a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e a  Universidade Federal do Amazonas a (Ufam) suspenderam as atividades presenciais.

Universidade suspende atividades presenciais

Na UEA, as atividades estão suspensas até o dia 28 de janeiro. Na  Ufam, a suspensão vai ser de 30 dias, ou seja, até o mês de fevereiro as atividades presenciais continuam suspensas na instituição.

Somente as atividades consideradas essenciais em cada área continuarão, nas duas universidades. Os trabalhos administrativos vão ser realizados de modo presencial e restrito, com sistema de revezamento e em home office.

O diretor da Associação dos Docentes da UFAM, Aldair Andrade, explicou que a medida é necessária e eficaz na redução dos casos.

“Efetivamente é uma medida importante, porque estamos diante de uma pandemia. A universidade não pode se precipitar e colocar a comunidade de modo geral em risco. A pandemia está em curso de agravamento. É preciso ponderar o melhor momento para o retorno das atividades”, destacou.

cartão de vacinação

Segundo o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, reuniões semanais vão ser realizadas, para monitoramento dos casos e tomadas de decisões, podendo a suspensão ser ou não prorrogada.

“Naturalmente, estamos falando de uma decisão para os próximos 14 dias, que pode ser prorrogada ou não. Teremos reuniões semanais para continuar acompanhando a situação da covid-19”, resumiu.

De modo geral, os conselhos universitários e os comitês de enfrentamento ao coronavírus, seguem alinhando medidas de segurança durante a pandemia.

Rebeca Beatriz – Rádio Rio Mar

Ouça esta reportagem em áudio: