Na tarde dessa terça-feira 22/11 a Prefeitura de Manaus assinou um acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef. O evento aconteceu no Salão Rio Solimões, anexo do Palácio Rio Negro, localizado na Av. Sete de Setembro, zona Central da capital. A cerimônia contou com a presença do Prefeito de Manaus, do vice-governador do Amazonas, membros do Unicef com representação no Brasil e autoridades do poder judiciário.
O termo de cooperação técnica visa o fortalecimento de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes da cidade de Manaus. Nos próximos três anos serão implementadas medidas de apoio e proteção aos jovens residentes no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona leste da capital. Dados levantados pelo executivo municipal, apontam que 80% das crianças em situação de trabalho infantil na região, são residentes dessa área.
O prefeito de Manaus, Davi Almeida, destacou projetos da administração municipal para garantir oportunidades e proteção a esse grupo vulnerável.
Além de Manaus, outras sete capitais brasileiras firmaram parcerias com o órgão internacional, sendo elas: Belém, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo. Em cada uma delas, o Unicef junto com a prefeitura municipal atuam em uma área prioritária, onde há índices altos de violência contra crianças e adolescentes.
O embaixador do Unicef no Brasil, o ator Bruno Gagliasso, destaca o que a capital da Amazônia pode esperar dessa parceria.
Durante a solenidade, universitários amazonenses foram premiados com 1°, 2° e 3° lugar pelo projeto “Ajurí das Juventudes”, por desenvolverem projetos inovadores em comunidades carentes da cidade de Manaus.
Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar