Representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (MMA), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) se encontraram nessa quarta-feira (24/07) para discutir iniciativas dos programas ‘União com os Municípios’ e ‘Floresta+’.
O objetivo principal do encontro, foi debater ações destinadas a apoiar os municípios prioritários da Amazônia Legal no controle do desmatamento e das queimadas, como explica o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.
Em destaque, o Programa ‘União com municípios pela redução do desmatamento e de incêndios florestais na Amazônia’, lançado em 2023 pelo Governo Federal, prevê o investimento de até R$ 600 milhões do Fundo Amazônia para esse fim.
Durante o encontro, também foi planejada uma apresentação diagnóstica dos Estados da Amazônia Legal, marcada para agosto, visando alinhar estratégias e promover uma maior integração entre as diversas entidades envolvidas.
O Comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Alexandre Freitas, destaca as ações no combate aos focos de incêndio.
Além disso, foi destacada a criação da Sala de Situação de Incêndios do Pantanal e da Amazônia pelo Governo Federal, com o intuito de coordenar esforços semanais para combater os incêndios florestais nessas regiões críticas.
Rafaella Amorim, Rádio Rio Mar