Unidades Básicas de Saúde terão novo protocolo no serviço de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV

O mês atual é conhecido como Dezembro Vermelho por conta da campanha nacional de luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis). Ao longo dos 31 dias, a ideia é chamar a atenção para a prevenção, assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Pensando em melhorar o atendimento as pessoas diagnosticadas, as Unidades Básicas de Saúde terão novo protocolo no serviço de Profilaxia Pré-Exposição a doença. A medida  atualizada pelo Ministério da Saúde está relacionada a ampliação do público atendido, exames de rotina, dose de ataque, entre outros pontos.

A gerente de Vigilância Epidemiológica da Semsa, Cláudia Rolim, explica que o novo protocolo passa a ser indicado para adolescentes a partir de 15 anos de idade, que tenham risco aumentado de infecção pelo HIV.

Além da ampliação da faixa etária, o novo protocolo também recomenda que o usuário tome dois comprimidos do medicamento no primeiro dia de uso, método chamado de “dose de ataque”, seguindo com um comprimido diário a partir de então.

Até outubro deste ano, as quatro unidades de referência da Semsa atendiam 947 pessoas com o serviço. São elas: Clínica da família Carmen Nicolau, Clínica da família Desembargador Fábio do Couto Valle, Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Luiz Montenegro e Clínica de saúde da família Raimundo Franco de Sá.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Arquivo / Agência Brasil