Atividades ligadas ao turismo cresceram, no Amazonas, nos primeiros meses de 2023. E a vinda dos turistas foi responsável por movimentar mais de quatrocentos milhões de reais na economia do Amazonas. Os detalhes com Orestes Litaiff. O crescimento no segmento do turismo foi de 8,38% no primeiro semestre deste ano.
Já o faturamento com as atividades turísticas aumentou 24,6% em relação ao ano passado. Com isso foram injetados mais de 420 milhões de reais na economia amazonense nos primeiros meses de 2023. Os dados foram divulgados pelo presidente da Empresa Estadual de Turismo, Ian Robeiro.
“Esses números refletem o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo do Amazonas para melhorar e divulgar o Amazonas e seu potencial turístico. Isso é visível, quando se olha para arrecadação que ultrapassou os 400 milhões de reais”, informa presidente da AmazonasTur.
De acordo com a AmazonasTur, o crescimento teve como aliado o destaque que o Amazonas teve fora do Brasil. Somente esse ano, os pontos turísticos do Estado foram capaz de atrair mais de 174 mil turistas. A turistas Dilmara Carvalho, aproveitou a estadia, após participar de um congresso no amazonas, para realizar o sonho de conhecer a floresta amazônica. Ouça o que diz turista da Bahia.
Com 33 anos de atuação no mercado, a agência de turismo Iguana tour, está em plena expansão. Segundo Wilson Castro Neto, que é gerente da empresa, atualmente, o empreendimento gera cerca de 60 empregos diretos e indiretos. “Em maio foi o melhor mês do ano para a nossa empresa. Isso mostra que o Amazonas estar atraindo os turistas para cá”, afirma o empresário.
Dados do cadastro geral de empregados e desempregados do governo federal, 33.136 pessoas encerraram o ano de 2022 atuando, direta ou indiretamente, no turismo amazonense.
Ouça a reportagem completa em áudio:
Orestes Litaiff – Rádio Rio Mar
Foto: Chico Batata Fotografia/Faceboock