No Amazonas, turismo se apresenta como alternativa de matriz econômica

turismo

Em março, o turismo brasileiro criou cerca de 22 mil novas vagas de trabalho (Foto Divulgação)

Em Março deste ano, o setor de turismo, no Brasil, criou cerca de 22 mil novas vagas de trabalho. Os segmentos de alimentação e alojamento foram os que mais impulsionaram a atividade, sendo responsáveis pela geração de mais da metade dos empregos criados. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged, que é disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O turismo brasileiro possui mais de 50 atividades econômicas que empregam, anualmente, milhões de brasileiros. No mês de março, o maior crescimento de trabalho, com carteira assinada, na área, ocorreu no setor de Serviços, no qual estão inclusas atividades de Turismo. Foram 122.323 novos postos de trabalho.

No Amazonas, o setor vem crescendo e se apresentando com uma alternativa de matriz econômica a ser explorada, conforme destaca o presidente da Empresa Estadual de Turismo – Amazonastur, Gustavo Sampaio.

O gestor da Amazonastur ressalta as medidas adotadas, pelo Governo do Estado, que tem impulsionado o turismo na região.

No âmbito nacional, as regiões que obtiveram os maiores avanços, no setor, foram: a Sudeste, que gerou mais de 65% do total de vagas; e a Centro-Oeste, responsável por 15% dos empregos criados.

Nuno Lôbo – Rádio Rio Mar