Turismo: Amazonas se prepara para receber cruzeiros

A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros retomou a temporada de transatlânticos no Brasil em março deste ano, após melhora no cenário epidemiológico no país. De acordo com a Manauscult – Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos,  em janeiro, sete navios dos 11 previstos desistiram de vir ao Amazonas.

cruzeirosA temporada de transatlânticos é dividida entre os navios cruzeiros nacionais e os internacionais. Manaus não é uma das cidades contempladas como roteiro turístico da rota nacional, apesar de entidades ligadas ao setor já terem manifestado o desejo de que o Amazonas seja inserido na agenda. O presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff Filho, relata que o Estado vem se preparando para atender os turistas dos navios que irão atracar no Porto de Manaus nos próximos meses.

Se a pandemia não tivesse atrapalhado o sonho de muitos turistas estrangeiros conhecerem o Amazonas, a expectativa é de que nos quatro primeiros meses do ano fosse injetado R$ 11 milhões na economia local. A expectativa era receber 10 mil turistas, entre americanos e europeus. Até o fim do mês de abril, o Estado estima receber três transatlânticos internacionais. A ideia da Amazonastur é fortalecer Manaus e Parintins como rota de turismo.

O turismo envolvendo a temporada de cruzeiros gera empregos, além de movimentar o cenário econômico. Para se ter uma noção, no Brasil, nos anos de 2019 e 2020 foram gerados R$2,24 bilhões para economia nacional e cerca de 34 mil vínculos empregatícios.

 

Tania Freitas – Rádio Rio Mar

Foto: Clóvis Miranda/Arquivo Amazonastur