Três academias são interditadas por funcionamento irregular nos bairros São Francisco e Manôa

Em parceria com a Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon) e Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), o Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região (CREF8/AM-AC-RO-RR) realizou nessa quarta-feira (30), mais uma edição da operação ‘Malhação Segura’, que teve como objetivo apurar denúncias sobre irregularidades em academias das zonas Sul e Norte. Ao todo, três academias foram interditadas nos bairros São Francisco e Manôa.

Os estabelecimentos estavam funcionando de forma irregular, sem registro no Conselho e colocando a saúde da população em risco. Segundo o chefe do departamento de Orientação e Fiscalização do CREF8, Diego Oliveira, a interdição ocorreu pois não houve o cumprimento de autuações pregressas.

Nossa equipe já havia feito autuações nos locais e solicitado a regularização junto ao Conselho. Porém, os proprietários dos estabelecimentos não cumpriram com as determinações. Desta forma, para proteger a sociedade, tivemos que realizar as interdições, afirmou.

Ainda conforme Oliveira, os estabelecimentos do setor precisam estar com o Certificado de Registro de Pessoa Jurídica atualizado e fixado em local visível para que os frequentadores possam conferir. Além disso, a presença de um Profissional de Educação Física regular junto ao CREF é obrigatória durante todo o período de funcionamento da academia ou similar.

Sem atender a esses requisitos, o espaço será interditado, pois o risco à saúde e à vida da população é gigante. Defendemos a sociedade e, por isso, estimulamos a prática regular de exercícios físicos com orientação profissional para evitar lesões e acidentes, alertou.

Qualquer cidadão pode denunciar o exercício ilegal da profissão ou qualquer outra irregularidade através do site do Conselho (www.cref8.org.br).

Com informações da assessoria

Fotos: Divulgação/Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região