Um levantamento da empresa Único e do Instituto de Pesquisas Locomotiva mostra que pelo menos uma a cada três contas atribuídas a crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, em redes sociais no Brasil têm perfil “totalmente aberto”.
Já outra pesquisa da TIC Kids Online Brasil 2024 indica que entre crianças e adolescentes que usam a internet no Brasil, 83% delas possuem perfis em plataformas como YouTube, WhatsApp, Instagram e TikTok.
Os números preocupam devido ao acesso a conteúdo impróprio para este público. A Trend do Perfume Durão é um deles. Viralizada na internet consiste em vídeos nos quais usuários, em sua maioria homens, mostram as embalagens dos perfumes que costumam usar.
Porém, a produção de conteúdo simples se transformou em algo que chamou atenção por motivos controversos devido ao uso mascarado de vídeos para exibir partes íntimas. O diretor da Polícia Civil do Amazonas, delegado Paulo Mavignier, alerta os pais quanto ao acesso a conteúdo desta trend.
Atualmente, tramita no Senado Federal um projeto que obriga pais a supervisionarem o uso da internet por filhos menores. A iniciativa de autoria do senador Sérgio Petecão (PSD-AC) tem como objetivo prevenir o uso excessivo e o acesso a conteúdos inadequados por parte do público infantojuvenil.
O PL 2.551/2025 altera o Estatuto da Criança e do Adolescente para estabelecer que cabe aos responsáveis orientar os menores sobre a utilização consciente das tecnologias, alertar para os riscos envolvidos e realizar supervisão constante, inclusive com o uso de ferramentas de controle parental.
A proposta aguarda encaminhamento para as comissões temáticas do Senado.
Rádio Rio Mar
Foto: Arquivo EBC