As enormes filas em frente ao TRE – Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas – causaram diversos transtornos. O motivo da intensa procura está atrelado ao prazo final para solicitação do título de eleitor e regularização de pendências junto a Justiça Eleitoral, que termina no dia 4 de maio.
O voto no Brasil é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, os maiores de 70 anos e os jovens de 16 e 17 anos. Para atender a demanda, agora, além da sede do órgão, localizada no Aleixo, uma nova unidade estará a disposição da população. Destaca o desembargador Wellington Araújo, presidente do TRE Amazonas.
O mutirão de atendimento acontecerá no Centro de Convenções Vasco Vasques a partir desta segunda e vai até quarta-feira, das 8h às 17h. Para ser atendido no local, não será preciso fazer agendamento prévio pela internet. Haverá distribuição de senhas. Como explica o chefe de cartório eleitoral Souza.
A central de atendimentos localizada no TRE Amazonas continuará funcionando de forma ampliada. Os serviços também podem ser realizados de forma virtual no site do órgão, desde a emissão do título de eleitor, regularização, mudança de nome e local de votação, até mesmo de estado e município. Nas eleições deste ano, a votação em primeiro turno acontecerá no dia 2 de outubro, e o segundo turno, se houver, em 30 de outubro.
Tania Freitas – Rádio Rio Mar
Foto: Divulgação TRE/AM