Transporte aéreo gratuito de órgãos e tecidos para transplantes e tratamentos é garantido

A doação de órgãos e tecidos acontece após a autorização familiar. Os beneficiados são os pacientes da lista monitorada pelo Sistema Nacional de Transplantes. O Brasil é o segundo país do mundo que mais realiza transplantes. Entre 2017 e 2021, mais de 108.000 transplantes de órgãos foram realizados em todo país.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2021, foram feitos aproximadamente 23.500 procedimentos. Deste quantitativo, cerca de 4.800 foram de transplantes de rim, 2 mil de fígado, 334 de coração e 84 de pulmão, entre outros. Ao todo, mais de 600 hospitais são autorizados a realizar as cirurgias desta natureza.

Para o órgão chegar até o paciente que necessita, muitas vezes o avião é meio de transporte utilizado. Desde 2019, cerca de 14.000 órgãos e tecidos foram transportados por companhias aéreas e pela força aérea brasileira. Para garantir agilidade no serviço, os Ministérios da infraestrutura e da Saúde decidiram renovar o acordo para o transporte aéreo gratuito de órgãos e tecidos.

O convênio, além de envolver os dois ministérios, também abrange a Força Aérea Brasileira, Agência Nacional de Aviação Civil, operadores aeroportuários e companhias aéreas. Tal cooperação teve início em 2013. De acordo com o Ministério da infraestrutura a medida foi aprimorada para permitir a Adesão de novos parceiros, além de incorporar alterações que garantam mais segurança e agilidade ao transporte de órgãos, tecidos e equipes médicas.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Suboficial Johnson Barros / CECOMSAER