Tribunal de Justiça do Amazonas inaugura salas para acolhimento de crianças vítimas de violências

As novas salas da Coordenadoria Psicossocial Judiciária do Tribunal de Justiça do Amazonas, funcionam no 5.º andar, do Fórum de Justiça Ministro Henoch Reis, no bairro São Francisco, zona Centro-Sul de Manaus. A revitalização permitiu estruturar o setor com a organização de oito salas de atendimento pericial e oito salas equipadas para escuta e depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

Durante o discurso de inauguração do espaço, a presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, ressaltou a conquista significativa para o Sistema de Justiça, que demonstra o seu compromisso de promover um ambiente seguro e acolhedor para crianças e adolescentes envolvidos em processos judiciais.

“Essa iniciativa reflete nosso compromisso com o bem-estar e a proteção do direito da criança e do adolescente e reafirma a importância de uma abordagem multidisciplinar na resolução de questões judiciais envolvendo essa população. A Coordenadoria Psicossocial Judiciária representa um papel fundamental na avaliação das condições psicossociais das partes envolvidas, fornecendo subsídio valioso para a decisão judicial. O Tribunal de Justiça do Amazonas continuará empenhado em aprimorar seus serviços, promovendo a Justiça e garantindo a proteção dos direitos de nossas crianças e adolescentes”, afirmou a presidente do TJAM.

As salas de depoimento especial foram estruturadas proporcionando ambiente acolhedor com todos os instrumentos necessários para receber as vítimas e testemunhas. Os ambientes possuem uma decoração especial e lúdica. A equipe é formada hoje por 59 técnicos, atende as Varas Especializadas em Crime contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes, da Infância e Juventude, Maria da Penha, as Varas Criminais e, inclusive as Especializada em Medidas e Penas Alternativas (Vemepa) e a Vara de Execução Penal (VEP).