A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) iniciou, nesta quinta-feira (08), a operação de testagens de detecção para Covid-19 no Terminal Rodoviário de Manaus. Os passageiros recém-chegados são convidados a realizar, voluntariamente e gratuitamente, exames RT-PCR e teste de antígeno.
Esse é o terceiro ponto de testagem de passageiros em Manaus. A operação conta com bases de detecção do novo coronavírus no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e no Porto de Manaus.
As testagens constituem a Vigilância Genômica do Amazonas, ferramenta para análise do cenário epidemiológico da doença no estado, incluindo o monitoramento de amostras para detectar variantes do vírus.
De acordo com a coordenadora da operação de testagens e gerente da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde, enfermeira Evelyn César, caso um exame apresente resultado positivo, a amostra nasofaríngea segue para sequenciamento genético, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz, para identificar o tipo de variante do vírus.
Fonte: FVS-RCP
Fotos: Roberto Carlos/Secom