Temporada de Cruzeiros 2024/2025 deverá injetar R$131,8 mi na economia local

A estimativa é de que até maio de 2025, quando encerra a temporada, a capital amazonense tenha recebido cerca de 19 mil turistas. 16 navios são esperados. O turismo de cruzeiros deve injetar aproximadamente R$131,8 milhões na economia.

Os turistas são, predominantemente, dos Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha, como também de outros países, entre japoneses, chineses, franceses e caribenhos.

O guia de turismo D’Ângelo Sales, ressalta o potencial de Manaus para atrair visitantes de todo o mundo, ainda mais após a visita do presidente dos EUA, Joe Biden.

O diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, relata os investimentos para que a cidade continue recebendo mais turistas e a importância de acolher bem o público visitante.

A largada da Temporada de Cruzeiros 2024/2025 já foi dada. O primeiro navio a atracar no Porto de Manaus, procedente das Ilhas Marshall, da Oceania, trouxe turistas americanos, canadenses e de outras nacionalidades. São aproximadamente 1.100 entre turistas e tripulantes.

Os viajantes foram recepcionados pela fanfarra do Instituto Musical Vila da Barra, que estará se apresentando na chegada de todos os turistas dos demais cruzeiros da temporada. Os turistas também receberam mapas dos atrativos da cidade e atendimento bilíngue no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado na área de embarque e desembarque internacional do porto de Manaus.

A estadunidense Silvia Cristofoli visita Manaus pela primeira vez. A turista está entusiasmada em conhecer a Amazônia e ressalta a importância da preservação ambiental.

O rio Amazonas é muito extraordinário. Intriga a todos nós. Todos nós nos preocupamos com o meio ambiente. E eu aprendi muito nesse navio sobre o rio Amazonas, sobre a floresta tropical e como nós precisamos preservar isso. É uma coisa que me interessa muito e que tenho muito apreço.

Os próximos navios desta temporada de cruzeiros têm previsão de chegada a Manaus nos dias 29 de novembro e 10 de dezembro. Já os outros 13 vão atracar na capital em 2025, até o dia 5 de maio.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Antonio Pereira/Semcom