TCE-AM lança Painel de Acompanhamento de Obras Públicas

Decisão sobre devolver dinheiro aos cofres públicos foi proferida pelo TCE. Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) lançou, nesta segunda-feira (3), o Painel de Acompanhamento de Obras Públicas com o objetivo de proporcionar uma fiscalização mais eficiente das obras públicas estaduais desde 2012. A ferramenta pode ser acessada em https://paineldeobras.tce.am.gov.br/.

“Há algum tempo o TCE do Amazonas iniciou um processo de modernização que tem nos colocado na vanguarda da utilização de plataformas tecnológicas na fiscalização das contas públicas. Este painel lançado é mais um exemplo disso. Modernizamos a nossa fiscalização e da mesma maneira, levamos transparência ao cidadão que pode acompanhar de perto as obras públicas do Estado”, destacou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

O painel disponibiliza informações gerais e detalhadas sobre as obras públicas do Estado, organizadas de forma acessível aos usuários. Entre as principais informações disponíveis, estão os dados sobre obras públicas por Unidade Gestora, empresa contratada, município, situação e ano de referência. Esses dados podem ser visualizados por meio de gráficos que facilitam a leitura e compreensão das informações, permitindo análises comparativas.

O desenvolvimento e a atualização do Painel de Acompanhamento de Obras Públicas são feitos por meio de uma integração dos dados disponíveis no e-Obras, plataforma do Governo do Amazonas, e das informações enviadas pelos jurisdicionados ao e-Contas, sistema utilizado pelo TCE-AM.

Dados disponíveis

No Painel de Acompanhamento de Obras Públicas o usuário pode verificar a situação da obra, o tipo/natureza, a quantidade de contratos firmados por fornecedor, bem como seus aditivos.

O painel também disponibiliza um gráfico de barras horizontal que apresenta a execução orçamentária completa das obras. Esse gráfico exibe informações como o valor total do contrato, o valor total de empenhos, o valor total de empenhos liquidados e os pagos, permitindo uma análise mais precisa e detalhada dos recursos envolvidos.

Com informações do TCE-AM

Fotos: Divulgação/TCE-AM