Ontem (05), após denúncias, a equipe do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizou inspeções presenciais na Fundação de Medicina Tropical (FMT). Esta é a quarta unidade de saúde do Estado inspecionada pelo programa Blitz da Corte de Contas.
Durante a inspeção, os agentes do TCE-AM analisaram aspectos administrativos, estruturais e humanísticos da instituição, como a folha de pagamento de servidores e funcionários terceirizados, o estoque de medicamentos, entre eles anestésicos, as condições físicas dos leitos, ambulatoriais, dentro outros, além do funcionamento do atendimento aos pacientes e seus familiares responsáveis.
Essas inspeções são sempre feitas em caráter de urgência, baseado em diversas denúncias que chegaram até nós. Deslocamos nossa equipe que foi efetuar os questionamentos relativos às denúncias e constatamos parte das alegações, entre elas a quantidade não satisfatória de material de limpeza, que acaba prejudicando a operacionalização do hospital, destacou o coordenador da Blitz TCE, secretário de Inteligência Sérgio Fontes.
Achados identificados durante a inspeção poderão também compor o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) da Corte de Contas junto aos entes da Saúde estadual. O documento está em fase de estudo jurídico e deve ser formalizado em breve.
Com informações da assessoria
Fotos: Divulgação