Sustentabilidade tornou-se um dos pilares do Festival de Parintins

parintinsA ilha tupinambarana já está tomada pelas cores azul e vermelho, afinal o Festival Folclórico Parintins se aproxima. O duelo entre os bois Caprichoso e Garantido tem um papel importante na edição de 2023, trazer reflexões importantes sobre o meio ambiente e a sustentabilidade. A missão vai além das toadas, danças, representações, toda a magnitude da Amazônia e de seus povos.

A meta é ter uma festa mais sustentável, por este motivo, uma série de atividades serão realizadas. Segundo o secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, um dos objetivos é destinar cinco toneladas de resíduos para a reciclagem.

Parintins              

Além da tradicional competição entre o Caprichoso e o Garantido, o projeto vai promover uma outra disputa, desta vez, entre os itens 19 dos bois. O bumbá da galera que mais destinar corretamente resíduos para a reciclagem, durante os três dias de festa, ganhará R$ 20 mil para investir em ações de sustentabilidade na agremiação, além do título de Campeão Sustentável do 56º Festival Folclórico de Parintins.

Fora do Bumbódromo, avenidas e espaços turísticos de Parintins vão receber 28 ecopontos. Distribuídas por diversas zonas da cidade, as estruturas vão funcionar como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de recicláveis, para dar suporte à coleta de resíduos gerados em bares, restaurantes e festas paralelas ao longo da semana.

 

Rádio Rio Mar

Foto: Divulgação/Amazonastur | Arquivo/Secom